Prêmios

Notícias

AVAEC envolve comunidade de Veranópolis em projeto de literatura

AVAEC envolve comunidade de Veranópolis em projeto de literatura

Um projeto chamado Literarte - literatura: arte e sabor foi criado pela Academia Veranense de Assistência em Educação e Cultura (AVAEC), e conquistou o troféu Ouro no 10º Prêmio de Inovação em Educação do SINEPE/RS, na categoria Área-fim, em 2019.

A iniciativa, criada em 2018, consiste na leitura, compreensão, interpretação e encenação de uma obra clássica da literatura pelos alunos do Ensino Médio. No primeiro ano, a obra escolhida foi “Hamlet”, de William Shakespeare. Em 2019, o projeto seguiu adiante e o livro em foco foi “Senhora”, literatura nacional escrita por José de Alencar.

O Literarte: literatura, arte e sabor tem a finalidade de difundir o valor da literatura clássica para que ela vá além do espaço escolar, considerando que, assim, uma sociedade leitora se desenvolve com maior qualidade. A partir desta ideia, pode-se afirmar que o projeto já envolveu cerca de 14 mil pessoas, entre alunos, famílias e público em geral nas apresentações.

Considerando que as duas edições foram de sucesso entre a comunidade de Veranópolis, com aumento considerável de pessoas envolvidas e de dias de apresentações, a organização já pensa em mais datas para 2020.

Prêmios SINEPE/RS 2020

As instituições de ensino associadas ao Sindicato interessadas em participar da premiação podem inscrever seus projetos de 04/05 a 06/08. A divulgação dos finalistas e Honra ao Mérito ocorrerá dia 24/09 e nos dias 6 e 7/10 acontece as defesas dos projetos finalistas. No dia 03/12 será realizada a cerimônia de entrega da premiação, com revelação dos troféus Ouro, Prata e Bronze.

voltar para notícias

Realização:


Patrocinadores: