Prêmios

Notícias

Banquinho do Leitor Famoso incentiva o compartilhamento de livros no Colégio Murialdo, de Porto Alegre

Banquinho do Leitor Famoso incentiva o compartilhamento de livros no Colégio Murialdo, de Porto Alegre

Despertar a paixão pelo livro e envolver os alunos e a comunidade escolar com a leitura. Estes são os objetivos do projeto Banquinho do Leitor Famoso, implementado em 2016 pelo Colégio Murialdo, de Porto Alegre. A participação dos alunos do 1º ao 4º anos do ensino fundamental rendeu à instituição um lugar entre os vencedores do troféu Prata no 14º Prêmio de Responsabilidade Social do Sinepe/RS, na categoria Desenvolvimento Cultural, em 2019.

Criado na biblioteca do Murialdo, o Banquinho do Leitor Famoso envolveu 11 turmas e 241 participantes. Teve como estratégias a sensibilização dos professores e famílias, uso de imaginação, brincadeiras e leituras, contação de histórias, criação de roteiro de perguntas para entrevistas, exposição com dicas de leitura e uma ação cultural, batizada de “Livros e a Editora”.

Na prática, os alunos ocupavam um banquinho (o do leitor famoso) e respondiam a perguntas da plateia composta por outros colegas, em uma espécie de entrevista mediada pela bibliotecária. Em 32 meses de projeto, houve 97,% de reempréstimos de livros apresentados pelos estudantes, o que comprova a eficácia para o incentivo à leitura.

Prêmios SINEPE/RS 2020

As instituições de ensino associadas ao Sindicato interessadas em participar da premiação podem inscrever seus projetos de 04/05 a 06/08. A divulgação dos finalistas e Honra ao Mérito ocorrerá dia 24/09 e nos dias 6 e 7/10 acontece as defesas dos projetos finalistas. No dia 03/12 será realizada a cerimônia de entrega da premiação, com revelação dos troféus Ouro, Prata e Bronze.

 

voltar para notícias

Realização:


Patrocinadores: