Notícias
Clubes e Grupos de aprendizagem trabalham o protagonismo estudantil em escola de Porto Alegre
Uma iniciativa do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, tem colaborado para que os seus alunos vivenciem experiências e aprendam, desde cedo, a assumir o protagonismo frente aos desafios do cotidiano. O projeto, denominado “Clubes e Grupos de Aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil”, foi vencedor Ouro na categoria Estudante Protagonista do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022, justamente por compor um currículo que faz da escola um ambiente ainda mais acolhedor, plural e que incentiva a participação e a descoberta das potencialidades dos estudantes.
Atualmente, o Colégio Farroupilha conta com 14 clubes e grupos de aprendizagem das mais distintas naturezas. Nos últimos quatro anos, a escola registrou um aumento de mais de 20% de alunos matriculados nestas atividades. Este ano, 245 estudantes estão inscritos em algumas das opções ofertadas pela instituição.
Como resultado do projeto, destacam-se, ainda, algumas iniciativas idealizadas por estudantes que, em sua trajetória escolar, participaram de Clubes ou Grupos de Aprendizagem, o que corrobora a premissa de que essas propostas incentivam o protagonismo estudantil para além do que é promovido pelos educadores da escola. Um dos projetos, por exemplo, contribui não somente para a comunidade escolar, mas para toda a sociedade: o Passaporte Estudantil, uma iniciativa dos ex-alunos Gabriel Thiessen (que participou do GRI e da GrowCube) e Thomas Trevisan (que também participou do Grupo de Voluntariado e da GrowCube). A plataforma na internet reúne dicas e orientações sobre processos de admissão em universidades estrangeiras. Outra iniciativa foi o Unidas Girl Up, criado pela Júlia Magalhães, estudante da 3ª série do Ensino Médio (que atualmente integra o Grupo de Teatro e Conexão Farroups). O projeto foi inspirado no Girl Up, criado pela ONU em 2010, e objetiva incentivar a liderança feminina.