Notícias

Conheça as categorias do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025
por Padrinho Conteúdo
As inscrições para a terceira edição do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025, que reconhece projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do ensino privado do Rio Grande do Sul, seguem abertas até o dia 26 de junho. O evento deste ano conta com patrocínio da FTD Educação.
A premiação conta com quatro categorias: Comunicação e Marketing; Estudante Protagonista; Gestão Institucional e Responsabilidade Social. Conheça abaixo cada uma delas:
Comunicação e Marketing
Esta categoria contempla projetos que utilizem diferentes estratégias de comunicação e marketing alinhadas à gestão da instituição. Abrange também o processo de comunicação e ações de marketing da instituição com e para os seus públicos — por exemplo: alunos, pais, funcionários, fornecedores, comunidade, formadores de opinião, imprensa, órgãos públicos, entre outros.
Em 2023, o projeto que levou o ouro nesta categoria foi o “Da Escola Para o Mundo: o posicionamento do Colégio Farroupilha em prática”, do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre. Iniciado em 2018, o projeto apresentava uma campanha de relacionamento para a comunidade escolar com o propósito de dar visibilidade a ações dos estudantes com impacto positivo na sociedade.
Estudante Protagonista
Voltada para projetos desenvolvidos nos espaços da instituição, cujo foco central seja estimular o protagonismo estudantil, seja em seu processo de aprendizagem e/ou o seu envolvimento em projetos desenvolvidos pelos professores e pela instituição.
Na edição passada, o projeto vencedor desta categoria foi o “Rede de apoio em... luz, câmera, protagonismo e ação!”, do Colégio Santa Clara, da cidade de Getúlio Vargas. A iniciativa dos estudantes surgiu após a pandemia de coronavírus como uma forma de oferecer apoio aos alunos que não se sentiam seguros em retornar à escola.
Gestão Institucional
Nesta categoria, podem ser inscritas iniciativas realizadas com o foco na melhoria dos processos institucionais envolvendo as áreas pedagógica e/ou de gestão administrativa da instituição coordenados pelos gestores e/ou colaboradores da instituição.
Na última edição, o primeiro lugar nesta categoria foi o projeto “Núcleo de Internacionalização”, do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre. Lançada em maio de 2021, a iniciativa buscava proporcionar reflexões e experiências multiculturais para a comunidade escolar do Rosário por meio de iniciativas variadas direcionadas aos diferentes públicos. Uma das propostas do Núcleo foi a Atividade Complementar de Língua Inglesa chamada PlusEnglish.
Responsabilidade Social
Categoria voltada a projetos destinados a promover e incentivar a preservação e o aprimoramento do meio ambiente, como conservar a biodiversidade, respeitar o meio ambiente, a fauna, a flora e a própria existência humana. Esta categoria também contempla trabalhos voltados para atividades em benefício à comunidade.
O atual campeão desta categoria, vencedor da medalha de ouro em 2023, é o Colégio La Salle São João, de Porto Alegre, com o projeto “Construindo pontes, criando laços”. A iniciativa promoveu ações que envolviam demonstrações de afeto e cuidado às crianças do Instituto do Câncer Infantil (ICI), como a distribuição de kits com presentes destinados às mães de crianças acometidas pela doença.
Clique aqui e saiba mais sobre os vencedores de cada categoria na última edição.
Como se inscrever
Para participar, basta preencher a ficha de inscrição identificando o projeto e sua respectiva categoria, além dos dados da instituição. É preciso preencher uma ficha de inscrição para cada projeto. A participação é restrita às escolas associadas ao SINEPE/RS e não tem custo. Leia o regulamento aqui.
Cronograma
Após o encerramento do período de inscrições, os projetos serão avaliados entre 21 de julho e 1º de agosto. Na primeira etapa, serão selecionados seis finalistas em cada categoria, com divulgação prevista para 26 de agosto. Na etapa seguinte, dos classificados, serão escolhidos os três melhores de cada categoria e o resultado será divulgado em 23 de setembro.
Na sequência, os finalistas apresentarão seus projetos em uma defesa presencial no dia 9 de outubro. Os vencedores serão homenageados na cerimônia de premiação, marcada para 5 de dezembro.