Prêmios

Notícias

Entenda o conceito de inovação para o Prêmio SINEPE/RS

Entenda o conceito de inovação para o Prêmio SINEPE/RS

Neste ano, a tradicional premiação do SINEPE/RS tem como foco a inovação. A mudança, segundo a coordenadora de comunicação e marketing do Sindicato, Luciana Jeckel, foi feita para evidenciar propostas alinhadas com o cenário pós-pandemia. “A ideia de focar em inovação faz todo o sentido porque as escolas tiveram que correr contra o tempo, reinventando-se, a internet deu um boom, o mindset das pessoas mudou, então o prêmio precisava desse upgrade, focando naquilo que é novo, que é diferente. A gente precisa, enquanto Sindicato, premiar, destacar e evidenciar projetos e atividades que as escolas fazem e que sejam inovadores”.

Mas, afinal, o que é um projeto inovador? O empreendedor e co-founder do BS Project João Ramos define inovação como algo que gera valor, a capacidade de resolver problemas fazendo algo criativo, inédito, e isso não tem relação necessariamente com tecnologia, envolve muito mais questões comportamentais e cultural. “Esqueçam a ideia de tecnologia como parte central desse processo, e coloquem as pessoas no centro. É a partir da identificação das dores das pessoas que nós inovamos. E a tecnologia vem muito mais como um meio, um suporte, para ganharmos mais usabilidade, maior impacto, ou para tangibilizar essa solução de uma forma viável, comercialmente”, explicou.

Ramos cita, como exemplo a instituição argentina Escuela de la Nueva Cultura La Cecilia. “A maior inovação deles é trazer aulas em contato direto com a natureza. A maior parte dos conteúdos acontece ao ar livre, gerando um novo tipo de experiência para esses alunos. A visão deles é fugir daquela ideia de preparar o aluno para um vestibular ou uma universidade, tentando trazer uma proposta de experiência para preparar os alunos para os problemas cotidianos da vida dele. É uma escola que vem com uma visão de valor para o mundo, de resolver alguma coisa para uma demanda. E a partir disso, ela inova, trazendo uma experiência que proporcione essa visão de formar pessoas que vão encarar desafios cotidianos, do dia a dia, e não só passar no vestibular. Esse tipo de inovação gera valor”. Para ele, inovação não está relacionada somente a grandes mudanças, como dessa escola argentina, ela ocorre também no dia a dia, desde que esteja focada em resolver os problemas cotidianos, com soluções inéditas, criativas.

O especialista falou sobre o assunto em live promovida pelo Sindicato, confira CLICANDO AQUI.

voltar para notícias
Prêmio Sinepe

REALIZAÇÃO:

  • Sinepe

Patrocinadores:

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.

Ao continuar acessando este site
você concorda com nossa Política de Privacidade.