Notícias
Escola de Novo Hamburgo realiza brechó e doa lucros para 'Missão Haiti'
O Colégio Santa Catarina, de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, venceu na colocação Prata do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022, na categoria Estudante Protagonista, com o projeto “Brechó do Haiti”. A ação surgiu em 2016, a partir de uma iniciativa da turma do 5° ano que ficou sensibilizada com um intenso terremoto que atingiu o Haiti naquele ano. A ideia, então, foi realizar um brechó solidário a fim de arrecadar fundos para doar para as crianças majoritariamente pobres daquele país.
No início, a campanha tinha o nome de Brechó Solidário, mas, em 2017, passou a ser chamado de Brechó do Haiti. Com a divulgação do evento na comunidade escolar e fora dela, a atividade tornou-se um evento efetivo no calendário anual da instituição. Entre 2020 e 2021, o evento não foi realizado por causa da pandemia. Em 2022, alunos do 1° ano do Ensino Médio, que tiveram a ideia inicial anos antes, resolveram realizar o brechó, mas com uma proposta diferenciada. Desta vez, os estudantes utilizaram podcasts e vídeos na internet para envolver a comunidade.
A 5° edição do Brechó envolveu em sua organização 222 alunos (dos 5°, 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e do Itinerário empreendedorismo do 1° ano do Ensino Médio). A ação reuniu vários setores da escola, como a direção, o administrativo, o pedagógico, professores, o setor de audiovisual, informática e outros. O grupo criou um podcast para divulgar o projeto.
Cerca de 600 pessoas por ano, entre organizadores e colaboradores, se envolveram com o brechó (inclusive quem recebeu as doações). Somente neste ano, a ação arrecadou R$ 2,8 mil que foram usados para a compra de comida e telhas para as casas destruídas pelos terremotos no país da América Central. A data prevista para a próxima edição do brechó é 28/05/23.