Prêmios

Notícias

Escola de Pelotas aposta na tecnologia e na inovação para educar

Escola de Pelotas aposta na tecnologia e na inovação para educar

Colocar o aluno como protagonista do aprendizado é o grande desafio da educação atual. Visando atingir este objetivo, a Escola Santa Mônica, de Pelotas, tem trabalhado no desenvolvimento de ações e iniciativas para mudar a realidade do ensino. Atento a todo tipo de tecnologia disponibilizada atualmente, a instituição lançou o projeto “A inovação está em nosso DNA”. A iniciativa levou o troféu Prata do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022, na categoria Gestão Institucional. Neste programa, os professores criam diferentes atividades oportunizando um ambiente diversificado e que incentiva a produção do conhecimento.

A intenção é incluir o aluno no processo de aprendizagem e dar ao estudante o protagonismo da construção do conhecimento – isso sempre amparado pelo educador. Isso rompe com o modelo atual de ensino, motiva o trabalho em equipe, desenvolve a autonomia do aluno, aumenta a interatividade em sala de aula, incentiva a curiosidade e transforma o professor em um mediador do conhecimento.

O projeto englobou todos os níveis de aprendizado, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Ao todo, 83 professores foram envolvidos e 1.600 alunos impactados. Para isso, a escola apostou forte na tecnologia e desenvolveu diferentes ações e atividades complementares para reforçar o aprendizado. Na Educação Física, foi criado o SM Lead Racer (atividade que simula uma corrida de autorama a partir de duas frequências de luz). Na Hora do Conto, os profissionais utilizaram a tecnologia de realidade aumentada para que os alunos interagissem com as histórias de maneira tridimensional.

Utilizando a realidade virtual, os alunos “visitaram” museus para conhecer obras de arte. Nas aulas de História, puderam conhecer de perto a caravela de Colombo e sua saga da chegada à América. A mesma tecnologia foi usada para a criação de um protótipo de uma nave espacial, onde os alunos vivenciaram a simulação do lançamento da aeronave. O Jurassic Experience usou também a realidade virtual para um mergulho na era dos dinossauros. Além disso, os alunos tiveram aulas com lousa digital e robótica. Tudo para incentivar a autonomia no aprendizado.

voltar para notícias
Prêmio Sinepe

REALIZAÇÃO:

  • Sinepe

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.

Ao continuar acessando este site
você concorda com nossa Política de Privacidade.