Notícias
Escola de Porto Alegre utiliza jogos digitais para fortalecer o aprendizado
O Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, apostou nos jogos digitais para melhorar o aprendizado dos estudantes da Educação Infantil. O projeto “Educação Infantil e Minecraft: O protagonismo e a brincadeira na construção de conhecimentos” levou o troféu Bronze da categoria Estudante Protagonista do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022. Para colocar o projeto em prática, a escola utilizou o Minecraft Education, jogo digital em blocos que permite transpor conhecimentos do mundo real para o virtual.
Os estudantes interagem de maneira colaborativa. Com o jogo, eles desenvolvem habilidades para resolver problemas, traçar estratégias, desenvolver o raciocínio matemático e lógico, trabalhar em equipe e estimular o pensamento ativo, crítico e criativo.
O projeto está sendo aplicado em turmas da Educação Infantil, em crianças de cinco anos. Ele está dividido em três grupos de atividades: formação dos professores, oficinas para os educadores envolvendo jogos analógicos e digitais e o relato dos profissionais sobre o uso da tecnologia no ensino para outros educadores. O êxito do projeto foi verificado em pesquisa de satisfação realizada com as famílias dos estudantes. No quesito Satisfação Tecnologias Educacionais, por exemplo, as impressões positivas soltaram de 87,6% em 2018, para 94,5% em 2021.