Prêmios

Notícias

Escola Santa Mônica, de Pelotas, usa a tecnologia e experiência de alunos para ajudar pessoas com necessidade

Escola Santa Mônica, de Pelotas, usa a tecnologia e experiência de alunos para ajudar pessoas com necessidade

O uso educativo de óculos de realidade virtual é a base do projeto “Somar forças para multiplicar valores”, promovido pela Escola Santa Mônica, de Pelotas. A instituição conquistou o troféu Ouro no 14º Prêmio de Responsabilidade Social do Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS), na categoria Participação Comunitária, em 2019. 


A ideia principal do projeto, criado em 2018, era usar a tecnologia para incentivar os alunos a pensar de forma criativa e em colaboração para apresentar soluções em prol de causas sociais no Asilo de Mendigos de Pelotas. Foram analisadas as principais carências e as necessidades das pessoas residentes do local para, depois, simular possíveis melhorias às pessoas idosas com necessidades e limitações. Foram várias visitas, entrevistas, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto. Este processo, além de estimular o trabalho em equipe, incentiva também o protagonismo e pensamento crítico por parte dos jovens.

O projeto envolveu 24 professores e 381 alunos do Ensino Fundamental II, além de 15 alunos e um professor do Ateliê Maker, que funciona como oficina na instituição. Também participaram dois coordenadores do setor de tecnologia e 89 idosos moradores do asilo.

Prêmios SINEPE/RS 2020

As instituições de ensino associadas ao Sindicato interessadas em participar da premiação podem inscrever seus projetos de 04/05 a 06/08. A divulgação dos finalistas e Honra ao Mérito ocorrerá dia 24/09 e nos dias 6 e 7/10 acontece as defesas dos projetos finalistas. No dia 03/12 será realizada a cerimônia de entrega da premiação, com revelação dos troféus Ouro, Prata e Bronze.

voltar para notícias

Realização:


Patrocinadores: