Prêmios

Notícias

Live ensina sobre como elaborar um projeto na instituição de ensino

Live ensina sobre como elaborar um projeto na instituição de ensino

As instituições de ensino desenvolvem em seu dia a dia uma série de projetos envolvendo o processo de ensino e aprendizagem e a área da gestão. Mas, muitas vezes esses trabalhos não são documentados. Para orientar gestores e educadores a como construírem um projeto, não só para participar do Prêmio Inovação SINEPE/RS, mas também para auxiliar no controle da gestão, o SINEPE/RS realizou uma live na tarde da quinta-feira (07/07). O evento contou com a participação do professor dos cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV, Leonardo Vasconcelos. Clique aqui e acesse a live na íntegra.

Para o especialista, o maior problema em não documentar o trabalho desenvolvido é a dificuldade de replicação do que dá certo. Vasconcelos explicou em detalhes quais são as fases de um projeto e o que é preciso registrar. “Temos a iniciação, que é quando definimos a justificativa, objetivos, salientando porque o projeto é importante e aprovando a proposta com os responsáveis. Depois, vem o planejamento em que é detalhado tudo que será feito para realizar o projeto, como atividades previstos e recursos envolvidos. Na sequência, a execução, que é a realização do projeto, em si. Nessa fase, o monitoramento e o controle são fundamentais. Por fim, temos o encerramento, quando o produto ou o serviço é entregue”, detalhou o especialista.

Outra dica do professor foi com relação à construção dos objetivos de um projeto: “eles precisam ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e definidos para serem executados em um tempo adequado”. Vasconcelos falou também sobre a importância do monitoramento e do controle na execução do projeto. “Não adianta planejar se não monitorar utilizando como recursos muita comunicação e reunião de status com a equipe do projeto e o patrocinador (quem está financiando a ideia, como o diretor, por exemplo). Na hora da avaliação, é importante verificar o que deu certo e não funcionou, que ficará como “lições aprendidas”.

 

voltar para notícias
Prêmio Sinepe

REALIZAÇÃO:

  • Sinepe

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.

Ao continuar acessando este site
você concorda com nossa Política de Privacidade.