Notícias

Live ensina sobre como elaborar um projeto na instituição de ensino
As instituições de ensino desenvolvem em seu dia a dia uma série de projetos envolvendo o processo de ensino e aprendizagem e a área da gestão. Mas, muitas vezes esses trabalhos não são documentados. Para orientar gestores e educadores a como construírem um projeto, não só para participar do Prêmio Inovação SINEPE/RS, mas também para auxiliar no controle da gestão, o SINEPE/RS realizou uma live na tarde da quinta-feira (07/07). O evento contou com a participação do professor dos cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV, Leonardo Vasconcelos. Clique aqui e acesse a live na íntegra.
Para o especialista, o maior problema em não documentar o trabalho desenvolvido é a dificuldade de replicação do que dá certo. Vasconcelos explicou em detalhes quais são as fases de um projeto e o que é preciso registrar. “Temos a iniciação, que é quando definimos a justificativa, objetivos, salientando porque o projeto é importante e aprovando a proposta com os responsáveis. Depois, vem o planejamento em que é detalhado tudo que será feito para realizar o projeto, como atividades previstos e recursos envolvidos. Na sequência, a execução, que é a realização do projeto, em si. Nessa fase, o monitoramento e o controle são fundamentais. Por fim, temos o encerramento, quando o produto ou o serviço é entregue”, detalhou o especialista.
Outra dica do professor foi com relação à construção dos objetivos de um projeto: “eles precisam ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e definidos para serem executados em um tempo adequado”. Vasconcelos falou também sobre a importância do monitoramento e do controle na execução do projeto. “Não adianta planejar se não monitorar utilizando como recursos muita comunicação e reunião de status com a equipe do projeto e o patrocinador (quem está financiando a ideia, como o diretor, por exemplo). Na hora da avaliação, é importante verificar o que deu certo e não funcionou, que ficará como “lições aprendidas”.