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Na Capital, colégio aposta em um espaço físico escolar como elemento educador
O crescimento no número de alunos e a necessidade de ampliação de seu espaço físico exigiu que uma escola de Porto Alegre repensasse a estrutura de suas instalações. A partir desta premissa, nasceu o projeto “Espaço como elemento educador”, do Colégio Marista Ipanema, que levou o troféu Bronze na categoria Gestão Institucional do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022.
Nesta iniciativa, a escola começou um estudo de viabilidade, um plano de ocupação e intencionalidade de cada espaço. O diferencial no desenvolvimento deste projeto arquitetônico foi a participação de pessoas da comunidade escolar na construção dos ambientes. Esta participação balizou, juntamente com a proposta pedagógica-pastoral, a adequação dos espaços.
O novo projeto apostou na luminosidade natural, otimização de ambientes (a biblioteca ganhou espaço para estudo), a aposta na mobilidade (as classes da sala de aula possuem rodinhas para facilitar a movimentação) e a integração dos ambientes (onde paredes móveis permitem que um auditório com capacidade para 360 pessoas possa ser dividido em outros três menores, para 120 pessoas cada.
O resultado se traduziu na satisfação nas pesquisas realizadas com o público escolar. Na avaliação institucional de 2018, antes da obra, 84,1% dos responsáveis pelos estudantes estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a escola. Em 2021, com parte da obra entregue, este índice subiu para 88,8%.
Na mesma consulta, as famílias avaliaram a estrutura do colégio (de 0 a 5 pontos). Em 2018, a estrutura recebeu uma média de 3,7; e em 2021, 4,4. Os estudantes, em 2018, avaliaram a estrutura com nota 3,4; e em 2021, 4,1.