Prêmios

Notícias

Prêmio Inovação SINEPE/RS 2023 revelou vencedores e comemorou 75 anos do Sindicato

Prêmio Inovação SINEPE/RS 2023 revelou vencedores e comemorou 75 anos do Sindicato

As constantes transformações do nosso mundo exigem evolução em todas as áreas, inclusive na Educação. E foi para reconhecer os esforços das escolas gaúchas que se destacam por práticas modernas e criativas que o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) promove o Prêmio Inovação SINEPE/RS.

Clique aqui e veja as fotos do evento! 

A edição de 2023 ocorreu no dia 08 de dezembro de 2023, no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre. Dos 136 projetos inscritos, 12 foram laureados com os troféus ouro, prata e bronze nas categorias Comunicação e Marketing, Estudante Protagonista, Gestão Institucional e Responsabilidade Social (veja a relação dos vencedores abaixo). O Prêmio, um dos mais importantes do setor privado educacional do país, esse ano teve o patrocínio do Systemic Bilingual.

A solenidade celebrou, também, os 75 anos do SINEPE/RS, completados em 3 de dezembro. A cerimônia foi prestigiada por 250 convidados, entre professores, gestores, imprensa e autoridades, como o secretário de Educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEED/RS), Fátima Ehlert, e a secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira.

Em seu discurso, José Paulo da Rosa destacou a qualidade dos trabalhos inscritos e a oportunidade de conhecê-los. ”Émile Durkheim disse que o objetivo da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele é capaz. É um pouco do que as escolas fazem com a qualidade de seus projetos e suas ações. Quero agradecer por vocês estarem aqui em Porto Alegre e nos permitir conhecer a excelência dos projetos das escolas privadas do Rio Grande do Sul”, disse.

Fátima Ehlert valorizou a importância de uma educação transformadora em um país tão grandemente impactado por pandemia, violência e crise climática. “Isso faz com que a gente tenha de repensar o papel da educação, a ação de cada ator envolvido no contexto educacional para que consigamos, com união, vencer os desafios e realmente sermos capazes de construir uma educação de qualidade para todos e cada um em seus diferentes contextos. São muitos os desafios que enfrentamos, mas conseguimos reunir aqui gestores de escolas que, mesmo diante de todos os desafios, conseguiram motivar suas equipes para se inscreverem e mostrarem seus projetos. E, certamente, hoje temos aqui muitos exemplos que poderão ser seguidos por outras redes. E é assim que se faz educação, de forma coletiva, somando esforços, somando ideias e compartilhando boas iniciativas”, elogiou a presidente do Conselho Estadual de Educação,

A contribuição do SINEPE/RS e das escolas associadas para a redução das desigualdades no Estado e no país foi destacada pela secretária Raquel Teixeira. “Entregar um prêmio de inovação mostra a direção correta que o SINEPE/RS sempre teve, que é de entender e perceber os rumos do futuro, e celebrar 75 anos de uma caminhada que contribuiu para enriquecer o Estado. O SINEPE/RS não é um CNPJ, é a vida de todos vocês. Uma entidade é o conjunto das vidas, das experiências, das contribuições de cada um que fez parte dessa história. Então, quero dizer da minha alegria, do meu orgulho e deixar minha reverência ao trabalho de cada um de vocês, aqui, agora, e antes, há 75 anos, que construíram uma educação que transforma, que faz a diferença, que qualifica as pessoas e nos ajuda a construir um mundo mais feliz”, pontuou.

Emoção

O último a discursar foi o presidente do sindicato, Oswaldo Dalpiaz. A fala pontuada por emoção iniciou com solidariedade às escolas atingidas pelas cheias que flagelam o Estado desde setembro, e parabenizou as direções e suas equipes pela determinação de recuperá-las.

O segundo momento do discurso foi de gratidão. Após a leitura da ata de fundação do sindicato, feita pela diretora do Sindicato, Ir. Celassi Dalpiaz, o presidente agradeceu a todos os dirigentes que estiveram à frente do sindicato nos últimos 75 anos – que tiveram suas fotos exibidas no telão.

“Cada um no seu tempo, no seu modo e com seus desafios, todos os dirigentes souberam conduzir nosso sindicato à posição que se encontra hoje, tornando-o uma referência nacional no contexto dos sindicatos ligados à educação e nos posicionamentos a respeito dos caminhos que a educação brasileira deve seguir”, afirmou o presidente.

Em seguida, o professor convidou os integrantes da atual diretoria para subirem ao palco. “O futuro da educação, e principalmente para nós da educação privada, passa pelas nossas decisões e pelas nossas orientações. Será difícil. Sem dúvida. Impossível, não. Juntos, teceremos a teia necessária para nos juntarmos a todos àqueles que pensam e querem fazer com que nossas crianças e estudantes sejam pessoas realizadas e felizes, sejam cidadãos engajados com os compromissos da sociedade e consigam se preparar para um trabalho que lhe dê condições de sustentabilidade. Há missão mais nobre que essa?“, valorizou.

Premiação

Na segunda parte do evento, foram feitas a revelação e as entregas dos troféus para os três primeiros lugares no Prêmio e a entrega de certificados de Menção Honrosa para as escolas que ficaram entre 4º e 6º lugar em cada categoria. Também foram homenageadas instituições gaúchas que completaram 75 e 100 anos em 2023: as centenárias Colégio Notre Dame, de Passo Fundo, e Colégio Franciscano São José, de Erechim; e a Escola Fundamental São José, de Barra do Ribeiro, e Escola Regina Coeli, de Veranópolis, que fizeram 75 anos.

O presidente do SINEPE/RS também enalteceu a profundidade dos trabalhos realizados pelas instituições e que participaram da premiação, e desejou que sirvam de exemplo e inspiração para as demais. Ele também lembrou da importância da inovação:

“Inovar, torna-se uma preocupação constante. Inovar para melhorar. Inovar para vencer. Inovar para ser cada vez mais significativo. Inovar para dar melhores respostas aos novos cenários e às novas necessidades”.

Os vencedores do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2023

Categoria Gestão Institucional

  • Ouro: Núcleo de Internacionalização do Colégio Marista Rosário (Colégio Marista Rosário, Porto Alegre)
  • Prata: Inteligência Coletiva: o poder transformador da educação chega à sua 10ª edição (Colégio Farroupilha, Porto Alegre)
  • Bronze: A tecnologia educacional como ferramenta de aprendizagem. Um currículo baseado na Educação 4.0 (Colégio La Salle São João, Porto Alegre)

Categoria Responsabilidade Social

  • Ouro: Construindo pontes, criando laços (Colégio La Salle São João; Porto Alegre)
  • Prata: Empreendedorismo Verde (Escola Salvador Jesus Cristo, Alvorada)
  • Bronze: SUS Animal (Escola Fundamental São José, Barra do Ribeiro)

Categoria Estudante Protagonista

  • Ouro: Rede de apoio em... luz, câmera, protagonismo e ação! (Colégio Santa Clara, Getúlio Vargas)
  • Prata: As aventuras dos Chapeuzinhos Coloridos no reino encantado do CSCJ (Colégio Sagrado Coração de Jesus, Ijuí)
  • Bronze: Hora de Liderar 2022 (Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves)

Categoria Comunicação e Marketing

  • Ouro: Da Escola Para o Mundo: o posicionamento do Colégio Farroupilha em prática (Colégio Farroupilha, Porto Alegre)
  • Prata: A Arte de Ensinar (Escola Santa Mônica, Pelotas)
  • Bronze: Família Antoniana (Colégio La Salle Santo Antônio, Porto Alegre)

Certificado de Menção Honrosa:

Comunicação e Marketing

  • Colégio Marista Ipanema (Porto Alegre) – “Mídia online: da ampliação à captação”

Gestão Institucional

  • Colégio Marista Ipanema (Porto Alegre) – “Atividades extraclasse”
  • Colégio Dom Feliciano (Gravataí) – “A prática da análise compartilhada em gestão de pessoas e seu enfoque estratégico para o desempenho institucional”
  • Colégio Salesiano Dom Bosco (Porto Alegre) – “Uma jornada rumo ao Novo Ensino Médio”

Estudante Protagonista

  • Colégio Salesiano Dom Bosco (Santa Rosa) – “Achadouro da infância: borboleta solidária”
  • Colégio Medianeira (Santiago) – “Pequenos leitores, grandes histórias”
  • Colégio Sinodal (São Leopoldo) – “Robótica Sinodal”

Responsabilidade Social

  • Colégio La Salle Niterói (Canoas) – “Exploradores da terra: juntos fazemos a diferença”
  • Colégio Marista Santa Maria (Santa Maria) – “Cãosinha”
  • Colégio Romano Santa Helena (Cachoeirinha) – “Ecoglow”
voltar para notícias
Prêmio Sinepe

REALIZAÇÃO:

  • Sinepe

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.

Ao continuar acessando este site
você concorda com nossa Política de Privacidade.